Discutindo a Criação: Um encontro entre a Bíblia e a ciência
Discutindo a Criação
A retomada do protagonismo das Escrituras no diálogo com a ciência.
Leitura obrigatória sobre o que a erudição bíblica e a ciência moderna têm a oferecer no debate teológico-científico sobre o início de tudo.
Em geral supõe-se que ciência e religião estejam em guerra. Muitos hoje afirmam que a ciência chegou mesmo a tornar redundante a crença religiosa.
Outros ainda se voltaram para uma interpretação literalista da Criação bíblica para rejeitar ou revisar a ciência. E há os que tentam integrar Darwin com Gênesis.
Discutindo a Criação aborda esse debate complexo, debruçando-se ao mesmo tempo sobre a ciência moderna e o academicismo bíblico.
A Criação é central à teologia cristã e à Bíblia, e tornou-se campo de batalha escolhido por cientistas, ateus e criacionistas.
Esta obra apresenta uma investigação histórica bem embasada daquilo que têm a dizer os textos bíblicos sobre a Criação e como isso se relaciona com as ideias científicas modernas acerca do começo das coisas.
O livro tem o objetivo de demonstrar o que a ciência e a religião podem compartilhar, e também como elas divergem, e devem divergir.
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Expandindo a Vida Cristã: Como a Cognição Estendida Fortalece a Vida da Igreja
Este é o quinto livro da Coleção Fé, Ciência & Cultura.
"O que é ser Igreja de verdade?
Está na hora de aprofundar o entendimento da vida cristã à luz de recentes pesquisas sobre a mente humana
Vida cristã: práticas devocionais, evangelismo, obediência a Deus. Vida em igreja: ir ao culto nos domingos, estudo bíblico, algumas amizades. Essa é a imagem que grande parte de nós assimilamos e à qual acabamos nos moldando.
Mas será que isso é tudo?
Em Expandindo a vida cristã, os autores nos convidam a repensarmos, de maneira profunda e bíblica, o que é ser cristão e a própria natureza de ser igreja. Partindo de insights recentes descobertos pelas ciências cognitivas, vemos que o ser humano não é um self dentro de um corpo: nós somos, fundamentalmente, seres incorporados — que pensam e interpretam a vida a partir do corpo; e seres estendidos — formados a partir das comunidades que habitamos e profundamente afetados pelos objetos (como livros e celulares) que usufruímos.
E, apesar de despercebidas, essas características fazem parte da natureza criada por Deus e podem também ser vistas nele: ao encarnar e ressuscitar, Deus insere o corpo em seu ser; ao mesmo tempo, Deus também é trino — estendido em três pessoas — e projeta o mundo não como coleção de indivíduos, mas, sim, como comunidades em que pessoas podem crescer em sabedoria e amor.
Isso deveria nos mover em direções radicalmente diferentes das que muitas vezes trilhamos. Você é nosso convidado para repensar — e, assim, pôr em prática — o real significado de ser humano e de ser igreja."
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Nossa vida sagrada: Como o cristianismo pode nos salvar da crise ambiental
Nossa vida sagrada
A responsabilidade humana em um mundo ferido.
Um relato deste mundo como criação de Deus, dos humanos como criaturas e do trabalho humano como esforço criativo para contribuir para um mundo próspero.
Em tempos de mudanças climáticas, de degradação ambiental e de injustiça social, tornou-se urgente a compreensão do valor do ser humano e de sua finalidade na terra, o que inclui não apenas um entendimento de sua importância, mas também de sua responsabilização diante do destino de toda vida. E, em um mundo ferido, o que pode ancorar nossa esperança?
Nossa vida sagrada oferece uma análise filosófica e religiosa aprofundada acerca da identidade e da vocação da humanidade, enraizando as pessoas em um mundo divinamente criado, simbiótico e intricado, repleto de dádivas sagradas.
Sem desconsiderar os benefícios da inteligência artificial e do aprimoramento genético, este livro mostra como a narrativa que apresenta os seres humanos como criaturas interdependentes e vulneráveis orienta as pessoas a terem uma presença criativa e reparadora em um mundo degradado.
Como sustenta o autor, a mercantilização de lugares e criaturas precisa ser resistida para que toda a vida possa ser valorizada e celebrada. A vocação fundamental da humanidade é testemunhar o amor de Deus por meio da vida dos seres criados, empenhando-se na construção de um mundo belo e acolhedor. Com um espírito encorajador e provocativo, somos convidados a nos questionar: temos feito o suficiente?
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Pedagogia Cristã: Como praticar a fé em sala de aula
Pedagogia Cristã
Não basta ter um conteúdo cristão; é necessário um modo cristão de ensinar.
"Este livro não fornece procedimentos fechados, mas aprimora e desperta reflexões que ajudarão o professor a definir métodos e abordagens em uma pedagogia cristã que seja mais propositiva, não apenas no conteúdo, mas também na forma de ensinar." (Igor Miguel)
Professores de escolas cristãs lidam com a expectativa de que sua fé seja conectada de modo integral a seu ensino. Muitas vezes isso acaba exigindo do docente um esforço por efetuar uma análise teológica ou mesmo filosófica a respeito do conteúdo acadêmico do curso. Mas que dizer das estratégias e técnicas pedagógicas? Há modos caracteristicamente cristãos de abordar o ensino e a aprendizagem? Seria possível afirmar que algumas dessas técnicas e estratégias de ensino podem estar em consonância com as perspectivas cristãs quando vistas como extensão natural dos compromissos e convicções de fé que são subjacentes a elas? Em Pedagogia cristã , David Smith busca responder a essas e outras perguntas. E justamente professores cristãos vêm pensando há muito tempo sobre o conteúdo que devem ensinar, mas poucos projetos de pesquisa se dedicam a examinar com profundidade como a fé molda o processo de ensino em si.
David Smith oferece aqui uma contribuição valiosa para a discussão sobre ações específicas no ambiente de ensino e aprendizagem que fluam naturalmente da fé cristã. Os exemplos que ele dá, ainda que mais relacionados a sua área de expertise , a saber, língua e literatura, se aplicam a uma ampla gama de disciplinas acadêmicas e devem servir de motivação a todos os que se sentem chamados a atuar em instituições de ensino cristão para que busquem refletir mais profundamente e de modo cristão não apenas sobre o conteúdo do que se ensina, mas a forma de ensinar.
David Smith teve êxito mais uma vez! Em Pedagogia cristã , alcançou um feito insólito: escrever um livro brilhantemente incisivo sem deixar de ser extraordinariamente prático. Temos aqui um texto muito necessário e que inspirará cristãos professores, cristãos que se preocupam com o ensino e a aprendizagem e todos os que querem conhecer o "ensino realizado de modo cristão" em sua melhor versão.― L. Gregory Jones , Duke Divinity School
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Uma teoria de tudo (que importa)
Do mesmo autor da aclamada biografia A vida de C.S. Lewis: Do ateísmo às terras de Nárnia!
Em Uma teoria de tudo (que importa), Alister McGrath, renomado professor de Ciência e Religião na Universidade de Oxford, examina a vida e o legado de Einstein, explicando seu significado científico e considerando o que Einstein fez e não fez, o que ele acreditava e não acreditava sobre ciência, religião e o significado da vida.
Instigante e esclarecedor, o livro é leitura obrigatória para quem deseja compreender o papel da fé em um mundo em que a ciência e a tecnologia ocupam papel fundamental na sociedade e influenciam o estilo de vida das pessoas.
Sobre o autor:
Alister McGrath é atualmente professor de Ciência e Religião na Universidade de Oxford, onde obteve o doutorado em biofísica molecular, em teologia e em história intelectual. Ex-ateu, tornou-se conhecido por seu envolvimento em debates culturais sobre a racionalidade e a relevância da fé cristã, e também por A vida de C. S. Lewis, biografia publicada pela Mundo Cristão. Autor de mais de cinquenta livros e palestrante renomado, McGrath vive em Cotswolds, perto de Oxford.
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Verdadeiros Cientistas, Fé Verdadeira
Verdadeiros Cientistas, Fé Verdadeira reúne vinte cientistas cristãos, que atuam em campos diferentes da ciência e apresentam seu relato de como a atividade científica e a fé se relacionam e interagem em suas vidas e convicções.
Uma leitura fascinante sobre as relações entre a fé cristã e a prática científica.
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